´´

´´
´

Blogger templates

sábado, 26 de junho de 2010

UFC 55 Anos de Expansão


Em “pomposa” solenidade no Theatro José de Alencar, dia 25 de junho de 1955. Hoje, a instituição comemora o sentimento de maturidade e o recente crescimento, impulsionado pelo Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Somente em 2010, 19 novos cursos iniciaram as aulas nos campi da UFC em Fortaleza e no Interior. Em 2007, a universidade ofertava 70 graduações. Este ano, são 101.

O pró-reitor da Graduação, Custodio de Almeida, ressalta que a UFC agora conseguiu desdobrar em seus cursos todas as áreas do conhecimento. “Não quer dizer que ela tem todos os cursos. Nós temos hoje, no nível macro, todas as áreas do conhecimento”, explica.

Custódio de Almeida avalia que a UFC avançou em maturidade: sabe com mais clareza de seus propósitos, problemas e desafios. Um deles é consolidar a expansão executada nos últimos três anos em Fortaleza e em outros municípios. “Tem a ver com a qualidade do trabalho, do ensino, da pesquisa, da extensão, da gestão, da sintonia com a sociedade, com o mundo do trabalho. 

Atualmente, a UFC tem cerca de 3 mil estudantes em cursos presenciais no Interior, além de mais 5 mil e 500 nos semi-presenciais, com metodologia da educação à distância. Os números serão multiplicados à medida que os cursos novos forem formando mais turmas.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

SISTEMA UAB VAI PASSAR POR AVALIAÇÃO DA CAPES


Para assegurar a qualidade dos cursos a distância do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vai avaliar o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O início do processo aconteceu nos dias 7 e 8 de abril, quando coordenadores UAB se reuniram na sede da Capes, em Brasília, para definir os principais aspectos da avaliação.
No encontro, a equipe da diretoria de Educação a Distância da Capes apresentou a situação atual do sistema e sugeriu parâmetros a serem considerados pelos avaliadores na elaboração da análise. A título de ilustração, alguns participantes relataram suas experiências de avaliações pilotos conduzidas nos pólos de apoio presencial da UAB.
Postado por: Edisylva                                                                           Leia a matéria completa ...

Fonte: http://www.capes.gov.br

segunda-feira, 21 de junho de 2010

APRESENTAÇÕES DE ATIVIDADES DA TURMA DE ADMINISTRAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA.








No dia 18 de Junho (sexta-feira), os alunos do Curso de Administração em Gestão Pública do Pólo UAB de Camocim concretizaram o período com  apresentações  de Seminários da Disciplina de Filosofia e Ética.
Parabenizamos aos alunos, a professora Heveline Ribeiro e a conteudista Elidihara Trigueiro pelas atividades realizadas!!!
Postado pela Tutora Presencial: Solange Rocha

domingo, 20 de junho de 2010

Como funciona o Trancamento de Matrícula?


Há duas modalidades de trancamento: total e parcial. Em qualquer dos casos, o aluno deve encaminhar solicitação ao polo de ensino, que encaminhará posteriormente a solicitação para a Secretária Acadêmica. 

No trancamento parcial, o aluno pode solicitar trancamento em uma ou mais disciplinas em que já esteja matriculado, por desistência, desde que respeitado o limite mínimo de créditos no semestre corrente, que é característico para cada curso. O pedido deverá ser feito via polo de ensino, observando-se as datas estabelecidas e divulgadas no VDL.

No entanto, é importante observar que o aluno só pode solicitar trancamento de uma determinada disciplina por desistência uma só vez. Para trancar uma disciplina que já tenha sido trancada anteriormente, o aluno só poderá requerer no caso de doença devidamente comprovada pelo Serviço Médico da Universidade. (Regimento Geral da UFC, Art. 101(b))

Para solicitar Trancamento Total, o aluno deverá preencher requerimento disponível no polo de ensino e estar enquadrado em um dos seguintes casos:

Doença atestada pelo Serviço Médico da UFC;

Mudança de domicílio para outra cidade;

Exercício de emprego, atestado pelo empregador, quando houver concomitância de horários;

Obrigação de natureza militar.

Observação: O trancamento total de matrícula, renovável a cada semestre, não conta tempo para efeito de jubilação. No entanto, o aluno não pode manter o vínculo institucional por interrupção dos estudos, seja por Trancamento Total, seja por Matrícula Institucional ou por abandono temporário, por mais de quatro semestres, seguidos ou não, de acordo com o Art. 107 do Regimento Geral da UFC.

No caso de trancamento parcial, o aluno deve permanecer matriculado no mínimo de créditos permitido pelo Curso.

fonte: http://www.prograd.ufc.br/

sexta-feira, 18 de junho de 2010

CONHECENDO A UFC

A Universidade Federal do Ceará é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Nasceu como resultado de um amplo movimento de opinião pública. Foi criada pela Lei nº 2.373, em 16 de dezembro de 1954, e instalada em 25 de junho do ano seguinte.
No início, sob a direção de seu fundador, Prof. Antônio Martins Filho, era constituída pela Escola de Agronomia e pelas faculdades de Direito, Medicina, Farmácia e Odontologia.

Sediada em Fortaleza, capital do estado, a UFC é um braço do sistema do ensino superior do Ceará e sua atuação tem por base todo o território cearense, de forma a atender às diferentes escalas de exigências da sociedade.

Hoje, a Universidade Federal do Ceará, que há mais de 50 anos mantém o compromisso de servir à região, sem esquecer o caráter universal de sua produção, está presente em quase todas as áreas do conhecimento representadas em seus campi.

“O universal pelo regional” é o lema da Universidade Federal do Ceará, instituição que busca centrar seu compromisso na solução dos problemas locais, sem esquecer o caráter universal de sua produção.

A missão da Universidade é formar profissionais da mais alta qualificação, gerar e difundir conhecimentos, preservar e divulgar os valores artísticos e culturais, constituindo-se em instituição estratégica para o desenvolvimento do Ceará, do Nordeste e do Brasil.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

SEMINÁRIOS - ALUNOS DE QUÍMICA






Alunos do curso de Química encerram o semestre realizando um ciclo de palestras sobre Educação. O evento ocorreu no pólo da UAB de Camocim e abordou cinco temas importantes: Educação Profissionalizante, Educação Infantil, Educação à Distância, Educação Especial e Educação no ensino Fundamental e Médio. "Os alunos estão de parabéns pelo ótimo desempenho e abordagem dos temas propostos" - enfatizou a professora da disciplina (Márcia Assunção). Na ocasião os alunos parabenizaram os colegas Samarone e Gislayne que aniversariaram neste último sábado (12/06).

Postado por: Solange Fontenele - Tutora presencial do curso de Química (Turma 2009.2)

PROCESSO SELETIVO SECAD 2010. POLO: CAMOCIM


Resultado do Processo Seletivo SECAD 2010, destinado a selecionar candidatos para o preenchimento de vagas aos Cursos de Especialização - Educação para a Diversidade com ênfase em Educação Ambiental.

Veja aqui a classificação dos deferidos e indeferidos

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).


O Estado do Rio Grande do Norte será a sede da próxima Reunião Anual da SBPC. Na sua 62ª versão, o evento será realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na cidade de Natal.
O tema da Reunião Anual da SBPC em 2010 será “Ciências do mar: herança para o futuro”. Trata-se de um dos maiores eventos científicos do País.

Realizada desde 1948, com a partcipação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia (C&T) e representantes de sociedades científicas, a Reunião é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debate de políticas públicas em C&T.

A programação científica é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Também são realizados diversos eventos paralelos, a exemplo da SBPC Jovem (programação voltada para estudantes da educação básica e população infanto-juvenil em geral.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Resolução N° 07/CEPE de 17 de junho de 2005

Descrição: Dispõe sobre as Atividades Complementares nos Cursos de Graduação da UFC.


RESOLVE:


Art. 1º. – As Atividades Complementares dos Cursos de Graduação constituem um conjunto de estratégias pedagógico-didáticas, no âmbito do currículo, a articulação entre teoria e prática e a complementação dos saberes e habilidades necessárias, a serem desenvolvidas durante o período de formação do estudante.   


POLO UAB/CAMOCIM, CADA DIA MELHOR!





Foram instalados recentemente, no Laboratório do Polo UAB/Camocim, 34 novos computadores com tela LCD e kit multimídia, bem como na Biblioteca, que agora conta com 05 computadores, todos conectados à internet. Tudo isso para proporcionar aos acadêmicos ainda mais suporte para que obtenham uma boa aprendizagem.

CAPACITAÇÃO EM INFORMÁTICA

O Pólo UAB Camocim em parceria com o Instituto CENTEC estará ofertando para os alunos dos cursos da UAB capacitações na área de informática. Os interessados devem procurar o tutor do seu curso e se inscrever. O curso e de segunda a sexta, conforme os seguintes horários:

Curso: Br Office - Avançado
Horário: 15:00 - 17:30 h
Período: 05/07 a 30/07/2010
Número de vagas: 20
OBS: O treinando deve comprovar que já fez o curso básico.

Curso: Básico em Informática
Horário: 18:30 – 21:00 h
Período: 05/07 a 30/07/2010
Número de vagas: 20

Ampliação e fortalecimento do Pólo UAB Camocim


O Prefeito Chico Vaulino assinou acordo de cooperação com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE que tem como finalidade a implantação de Cursos Superiores de Graduação e Pós-Graduação no Pólo da Universidade Aberta de Camocim.

O Protocolo de Intenção assinado entre o Prefeito de Camocim e o IFCE visa à implantação de mais cursos superiores semipresenciais, gratuitos e amplia a atuação do Pólo UAB/Camocim uma das ações definidas no Plano Municipal de Educação 2009-2012 “Educação é Luz Para o Povo” para fomentar as demandas de atendimento do Curso Superior em Camocim e na Região.

Durante o encontro, ficou acertada a abertura do Curso de Licenciatura Plena em Matemática já para funcionar em agosto, bem como o Curso de Pós-Graduação em Educação para a Diversidade e Cidadania com ênfase em Meio Ambiente, para possibilitar melhor atuação do professor em sala de aula já que os mesmos são ofertas definidas no Plano Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação.

Convite à Física 2010 - "O (Des)Equilíbrio Matéria Anti-Matéria no Universo: Porquê Um Universo Deficitário em Anti-Matéria?"

Mais uma oportunidade para os alunos cumprirem parte das atividades complementares. Na próxima quarta-feira, dia 09 de junho, às 18 h, haverá mais uma palestra transmitida pela Sociedade Brasileira de Física:  Palestrante: Prof. Arthur K. A. Maciel, CBPF

A transmissão ao vivo será iniciada a partir das 17 hs e 30 minutosa fim de poder resolver eventuais problemas de conexão.Favor entrar em contato pelo e-mail: convite@fma.if.usp.br, em caso de problemas.

Lembramos que para assistir aos colóquios ao vivo, não é necessário ter vídeo conferência , basta acessar a página:

É necessário possuir a última versão do programa Realplayer.
Os alunos devem assistir à palestra, fazer um relatório que comprove que assistiram. A coordenação fará o registro da atividade no formulário de atividades complementares.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

DIREITOS E DEVERES DO ESTUDANTE – UFC

É importante que você aluno saiba quais são seus direitos e deveres para poder, a partir desse conhecimento, posicionar-se de forma responsável.

Direitos

     I.  Receber ensino de qualidade.
    II.  Ter acesso, no início do período letivo, ao programa da disciplina, à bibliografia básica, às explicações acerca da metodologia de ensino, e ainda, sobre os critérios, período e tipo de avaliação.
  III.  Tomar conhecimento do resultado das avaliações pelo menos 07 (sete) dias antes da verificação seguinte e receber a prova, caso se trate de avaliação escrita.
   IV.  Ser orientado pelo professor da disciplina, inclusive em horário extra-classe, quanto às dificuldades de sua vida acadêmica.
    V.  Organizar-se em Centros Acadêmicos (CA) e no Diretório Central dos Estudantes (DCE).
   VI.  Ser formalmente representado nos Órgãos Colegiados da Administração da Universidade, com direito a voz e voto.
 VII.  Usar de seu livre direito de expressão.
VIII.  Ter assegurada ampla defesa nos casos de aplicação de penas disciplinares.
   IX.  Recorrer ao órgão competente (Pró-Reitorias, Direção de Centro/Faculdade, Departamento, Coordenação de Curso) toda vez que se sentir lesado em seus direitos por qualquer ato de professor, servidor ou dirigente da Universidade.
    X.  Concorrer à representação estudantil, tendo em vista a participação em Órgão Colegiados da Universidade.
   XI.  Receber assistência à saúde através da Divisão Médica e Odontológica administrada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.
 XII.  Participar de Estágios que visem ao aperfeiçoamento em seu Curso.
XIII.  Poder participar de todas as atividades científico-culturais e artísticas da vida universitária.
XIV.  Receber todas as informações a respeito da Universidade e das rotinas da vida acadêmica.

Deveres

     I.  Valorizar a Universidade pública e gratuita.
    II.  Freqüentar as atividades de ensino e entregar os trabalhos escolares nos prazos estabelecidos pelo professor.
  III.  Cumprir, com probidade, as tarefas escolares determinadas pelo professor.
   IV.  Devolver, em perfeito estado e nos prazos estabelecidos, os livros retirados por empréstimo nas bibliotecas.
    V.  Zelar pelo patrimônio científico, cultural e material da Universidade.
   VI.  Tratar com respeito e atenção os discentes, servidores técnico-administrativos e docentes em qualquer dependência da Universidade.
 VII.  Comprometer-se com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão desenvolvidas pela UFC.
VIII.  A ordem disciplinar deverá contar com a participação ativa dos alunos, através de um processo de conscientização da necessidade de zelar pela normalidade dos trabalhos que se coloca como condição indispensável para o êxito de todos e da própria Instituição.

terça-feira, 1 de junho de 2010

LISTA DE ISENÇÕES E ABATIMENTOS DEFERIDOS E INDEFERIDOS VESTIBULAR 2010.2 (UAB) – EDITAL 004/2010 POLO: CAMOCIM




 ATENÇÃO: PAGAR SOMENTE ATRAVÉS DA GRU (BANCO DO BRASIL) E DEPOIS ENTREGAR
O COMPROVANTE DE PAGAMENTO (ORIGINAL) NO POLO ONDE VOCÊ SE INSCREVEU.
DESCONSIDERAR O BOLETO BANCÁRIO (NO VALOR DE R$ 0,01)



CANDIDATO
SITUAÇÃO
VALOR A PAGAR – GRU
ADRIANA FIRMINO DA CRUZ GOMES BARROS
DEFERIDO (100%)
-
ALINE EDUARDO DOS SANTOS
DEFERIDO (100%)
-
ANNA CARLA SABINO DE PINTO
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
ANDERSON SOUSA DA COSTA
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
ANDRÉ DA SILVA MAGALHÃES
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
ANTONIA BENEDITA CELERO RODRIGUES
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
ANTONIO ALVES DOURADO
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
ANTONIO CARLOS DOMINGOS DA SILVA
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
ANTONIO RAIMUNDO TOMAZ
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
BRUNA SORAIA SOUSA ALMADA
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
CLARA RAYANI DE BARROS DE OLIVEIRA
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
FCA. ADRIANA MAGALHÃES DOS SANTOS
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
FRANCISCO DAS CHAGAS GOMES DE SOUSA
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
FRANCISCO ELTON QUEIROZ BERNARDO
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
FRANCISCO ELTON SOUSA NASCIMENTO
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
FRANCISCO FLÁVIO DA ROCHA
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
FRANCISCO JONAS DOS SANTOS SOUSA
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
FRANCISCO LINHARES DE OLIVEIRA
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
FRANCISCO ROGÉRIO RODRIGUES DE ARAÚJO
DEFERIDO (100%)
-
FRANCISCO SAMPAIO DOS REIS
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
GECYLIO CHAVES COELHO
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
GERARDO BERNARDINO DE MELLO FILHO
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
GERUZA SILVA DE OLIVEIRA
DEFERIDO (100%)
-
GESSIVANDRO QUEIROZ DOS SANTOS
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
GLEICIANE RODRIGUES DE SOUSA
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
HERMARÍLIA MOREIRA DIAS
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
JAYLA DA COSTA FREITAS
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
JANAÍNA ROCHA
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
JANUSIA PEREIRA DA COSTA
DEFERIDO (100%)
-
JOÃO VICENTE NETO
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
JOHNANTAN PEREIRA GONÇALVES
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
JOSÉ AILTON SANTOS DA CRUZ
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
JOSÉ FRANCISCO FERREIRA DA SILVA
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
JOSÉ HERLAN ARAÚJO LOPES
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
LUCIANA DE SOUSA CHAVES
DEFERIDO (100%)
-
LUIZ CARLOS FROTA
DEFERIDO (100%)
-
MANOEL DOS REIS CAVALCANTE FILHO
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
MARCOS COSTA DO NASCIMENTO
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
MARIA DOS SANTOS GOMES
DEFERIDO (100%)
-
MARIA GECILENE DE SOUSA MACHADO
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
MÁRIO OLIVEIRA DE MENDONÇA
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
MELINA LOURENÇO DA SILVA
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
NATÁLIA DE VASCONCELOS FERREIRA
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
NEMIAS GOMES BARROS
DEFERIDO (100%)
-
RAIMUNDO MARTINS DE OLIVEIRA
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
RAIMUNDO MORAES FROTA
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
RAY DA COSTA FONTENELE
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
RENATO GOMES MARQUES
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
SEBASTIÃO CONTARDO DE SOUSA PASSOS
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
WEYNE SOARES FLORINDOI
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
TÁGLA SANTOS SOARES
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
VALMENDES BANDEIRA DE SOUSA
DEFERIDO (100%)
-
VALDIRENE DOURADO ARAÚJO
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
VALNEIDE LOPES CARLOS
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
VANDERLANE FERREIRA DE OLIVEIRA
DEFERIDO (50%)
R$ 20,00
 

ATENÇÃO: O candidato que pagar a GRU (no valor de R$ 40,00 - total ou no valor de R$ 20,00 - com abatimento) deverá entregar o comprovante de pagamento - ORIGINAL - no Pólo.

A pessoa que receber este comprovante deverá colocar o nome do candidato para que fique devidamente registrado! DATA PARA ENTREGA DOS COMPROVANTES À CCC = 11 de JUNHO de 2010.