´´

´´
´

Blogger templates

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Semana de Física é aberta ao público no Campus do Pici


Teve início ontem (25) a Semana de Física da UFC, que prossegue até sexta-feira (29), no auditório do Departamento de Física (Bloco 926 – Campus do Pici), apresentando as principais linhas de pesquisa na área.
A programação é voltada para os estudantes da graduação, mas é aberta a todos os interessados.  Serão fornecidos certificados de participação aos que comparecerem a pelo menos 70% das atividades. No site do evento há mais informações.
Na abertura dos trabalhos, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Gil de Aquino Farias, proferiu palestra sobre Física Teórica da Matéria Condensada. Para hoje (26) estão previstas as seguintes palestras: Objetos de Aprendizagem na Física, com o Prof. Nelson Studart Filho (UFSC), às 8h40min, e Simulação de Poços de Petróleo, com o Prof. Murilo Almeida, às 11 horas.
À tarde ocorrem dois minicursos: às 14h30min, com o Prof. Carlos Alberto de Almeida, sobre o que é a Teoria Quântica de Campos, e às 15h30min, com o Prof. José Ramos Gonçalves, sobre as Aplicações de Softwates Simbólicos em Física.
Fonte: Prof. Carlos Alberto Santos de Almeida, Coordenador do Bacharelado em Física da UFC- (Fone: 85 3366.9934 / 3366.9903)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Resultado Final do edital para seleção de tutores presenciais 03/2011


 
O Instituto UFC Virtual divulga resultado da fase de entrevistas do edital para seleção de tutores presenciais que irão atuar no Pólo UAB Camocim.
 
Relação de candidatos selecionados:

Licenciatura em Letras Português - EMILIANO PINHEIRO VERAS

Bacharelado em Administração Pública -  MAURINETE SOUSA PEREIRA

Licenciatura em Química -  OSMUNDO FRANCISCO F. DOS SANTOS


Wellington Roosevelt
coordenador

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Comunicado a todos do Polo UAB Camocim


O Prefeito Municipal de Camocim, Chico Vaulino, decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento, hoje pela manhã, do Secretário Municipal de Educação, José Augusto de Carvalho Júnior. 
O expediente da Prefeitura Municipal e demais órgãos da Gestão irá funcionar até o meio dia de hoje e só retomará as atividades na segunda-feira.
Segundo a família do Professor Júnior, o velório será realizado na Assembleia de Deus - Templo Central, situado à Rua Santos Dumont.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Conhecendo mais sobre o curso de Matemática


O curso de Licenciatura em Matemática do IFCE - campus Juazeiro do Norte busca formar docentes nessa área para o Ensino Fundamental e Médio, permitindo que o estudante adquira as competências necessárias ao exercício de sua profissão em que será exigida uma sólida formação matemática, podendo dedicar-se ao ensino e investigação neste domínio.  Duração: 4 anos
O curso de Licenciatura em Matemática forma professores para Educação Básica, na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, capacitando-os a compreender a ciência como elemento de interpretação e intervenção no mundo. Os acadêmicos são capacitados para compreender a relação entre o desenvolvimento de Ciências Naturais e o desenvolvimento tecnológico, para que possa associar as diferentes tecnologias à solução de problemas. O aluno deve encaminhar esse processo com a convicção de que o conhecimento matemático deva ser acessível a todos e de modo que o seu aprendizado colabore para a superação de preceitos.
A grade curricular do curso de Licenciatura em Matemática prevê disciplinas que desenvolvem, entre outros, os seguintes conteúdos: Cálculo, Álgebra, Didática, Lógica, Probabilidade.
O principal campo de atuação do licenciado em matemática está voltado para o Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas e particulares. O mercado exige pós graduação para a carreira profissional do licenciado em Matemática.

Fonte:  IFCE – Instituto Federal do Ceará

Wellington Roosevelt
coordenador

sábado, 2 de abril de 2011

A COR DO AMOR – MAURÍCIO LIMA

O Amor é
Vermelho, pois é sangue, é coração
Que sangrando inunda a alma de ilusão
O amor é transparente, pois é lágrima, solidão
Que escorre dos olhos, na desilusão
O amor é azul, pois é céu, limpo e claro
Que nos envolve no embalo de emoção
O amor é preto, pois é cego, é loucura
Que nos leva a amargura, mágoa, decepção
O amor é branco, pois é paz, é bom demais
Que transborda e satisfaz, mas cabe numa mão
Amor é verde, é passarinho, é carinho
Que na flor vem e se farta, se entende no olhar
O amor é lilás, é fugaz, é ligeiro vem e vai
Que com pouco se contenta, se alimenta
O amor é rosa, é escrito em verso e prosa
Que na busca ansiosa, se esquece de sonhar
O amor é vinho, aconchegante como um ninho
Que enfeitiça, nos atiça, nos leva a desejar
O amor é cinza, é céu nublado, vai chover
Que entristece, enlouquece, faz morrer
O amor é amarelo, como é belo e singelo
Que engana, trapaceia, nos envolve numa teia
O amor é ouro, é um tesouro escondido
Que nos leva ao perigo, nos priva dos sentidos
O amor é arco-íris, é toda cor, é toda dor
O amor é um sentimento a entender, a conhecer
Que emoção ao encontrar, de qualquer cor,
Qualquer lugar, qualquer alguém, pra ser seu bem
O amor é acreditar, confiar, viver, se entregar
É dividir, diminuir, somar, multiplicar
É não ter medo de amar.

Poema classificado em 1º Lugar no I Concurso de Poesias do Curso de História do Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual Vale do Acaraú, realizado no dia 12 de novembro de 2003

Maurício Lima - Aluno do Curso de Letras - Português - UFC-UAB

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Abertas inscrições para o Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica

Estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. O período de inscrição vai até o dia 25 de abril.
São 445 vagas ofertadas aos profissionais integrantes das equipes de coordenação pedagógica das escolas das redes municipais de ensino do Ceará.
O curso terá duração de 18 meses, em regime semi-presencial, sendo totalmente gratuito. É realizado pelo convênio do Instituto UFC Virtual com o Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, dentro do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica.

Maiores informações: http://www.virtual.ufc.br/gpege/