Os dados foram divulgados, ontem, pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), que elaborou um estudo a partir dos dados do Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O trabalho analisa a população cearense em termos de educação, rendimento e situação censitária pelo gênero, cor e raça declarada.
Xênia Diógenes, professora da Universidade de Fortaleza (Unifor) e pesquisadora da área educacional, atribui a melhora na taxa de alfabetização do Ceará ao Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), desenvolvido pelo Governo do Estado. A médio e longo prazo, a especialista diz que isso poderá refletir em melhora de outros índices, como a questão da evasão dos alunos do ensino fundamental e médio.
Uma das razões desse alto índice de evasão, acrescenta a professora, se deve ao fato do aluno chegar ao ensino fundamental e médio sem o conhecimento necessário. "Mesmo com todo esforço da escola, ele sente dificuldade de avançar, de aprender".
Apesar dos índices terem melhorado, a especialista chama atenção para outros aspectos da política educacional que devem melhorar, como a universaliza-ção do ensino fundamental e médio. "Temos que conseguir, de fato, que o aluno chegue até o 9º ano e permaneça na escola, e que essa seja uma educação de qualidade", frisa.
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