´´

´´
´

Blogger templates

quinta-feira, 20 de maio de 2010

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA


     Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem onde professores e alunos não estão fisicamente juntos, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet.
     Na medida em que avançam as tecnologias de comunicação virtual o conceito de presencialidade também se altera. Poderemos ter professores externos compartilhando determinadas aulas, um professor de fora "entrando" com sua imagem e voz, na aula de outro professor... Haverá, assim, um intercâmbio maior de saberes, possibilitando que cada professor colabore, com seus conhecimentos específicos, no processo de construção do conhecimento, muitas vezes a distância.
     O conceito de curso, de aula também muda. Hoje, ainda entendemos por aula um espaço e um tempo determinados. Mas, esse tempo e esse espaço, cada vez mais, serão flexíveis. O professor, melhor conceituado de TUTOR, continuará "dando aula", e enriquecerá esse processo com as possibilidades que as tecnologias interativas proporcionam: para receber e responder mensagens dos alunos, criar listas de discussão e alimentar continuamente os debates e pesquisas com textos, páginas da Internet, até mesmo fora do horário específico da aula.
     Educação a distância não é um "fast-food" em que o aluno se serve de algo pronto. É uma prática que permite um equilíbrio entre as necessidades e habilidades individuais e as do grupo - de forma presencial e virtual. Nessa perspectiva, é possível avançar rapidamente, trocar experiências, esclarecer dúvidas e discutir resultados.
     O processo de mudança na educação a distância não é uniforme nem fácil. Iremos mudando aos poucos, em todos os níveis e modalidades educacionais. Há uma grande desigualdade econômica, de acesso, de maturidade, de motivação das pessoas. Alguns estão preparados para a mudança, outros muitos não. É difícil mudar padrões adquiridos das organizações, governos, dos profissionais e da sociedade. E a maioria não tem acesso a esses recursos tecnológicos, que podem democratizar o acesso à informação. Por isso, é de grande relevância possibilitar a todos o acesso às tecnologias, à informação significativa e à mediação de tutores efetivamente preparados para a sua utilização inovadora.
     Como tutora presencial de Química desta Universidade sinto-me responsável por expor um pouco sobre este interessante curso. O Curso de Graduação em Química à Distância possui 2880 horas, com duração de 04 anos, dividido em 08 semestres, 80% desta carga horária é virtual e 20%presencial. As aulas virtuais ocorrem através do nosso Sistema Online de Aprendizagem – SOLAR. As aulas presenciais ocorrem normalmente na quarta-feira e na quinta-feira (Noturno) no pólo de apoio presencial. Ao final do curso, após cumpridas todas as exigências legais, o aluno fará jus ao título de Licenciado em Química, com o diploma expedido e registrado pela Universidade Federal do Ceará.

0 comentários:

Postar um comentário