´´

´´
´

Blogger templates

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Escrever é um bicho-de-sete-cabeças?

Não, não é! Você deve ter em mente que o mais importante é a clareza, o texto leve e fluido, que não cansa, que apenas informa.


A nossa máxima: menos é mais! O essencial sempre se sobressai. O texto cheio de palavras esquisitas, difíceis, dificulta a compreensão. Devemos evitar isso a qualquer custo.

Coisa muito importante é a organização de ideias, quando você as planeja, o texto vira uma sequência lógica. Se você não organiza o texto, acaba repetindo ideias, o que dificulta o entendimento do texto.

A redação equilibrada dedica um parágrafo para cada assunto. Introdução – desenvolvimentos – conclusão.

Um problema que reparo nas correções de redação: a pontuação. O ritmo do texto é importantíssimo, isso é indiscutível. O uso correto da vírgula já salvou vidas, e pode salvar o seu texto. Atente para as principais regras de uso, inclusive do ponto e vírgula, o que nessas redações técnicas é um recurso muito importante. Ah, é muito chique e elegante um texto com um travessão e vírgula (-,) não é? É moderníssimo, eu acho! Mas só use se souber usar.

O bicho papão se chama paralelismo, isso mesmo. Tenho certeza de que muitos jamais ouviram falar em paralelismo, e, talvez por isso, cometam algumas atrocidades com o texto, que são imperceptíveis à maioria, mas não ao examinador. Paralelismo é o encadeamento lógico, equilibrado do texto. Podemos falar em paralelismo sintático e semântico, o primeiro trata da parte gramatical, o segundo da coerência textual de forma geral.

Queísmo – repetição exagerada do “que”;
Eco – repetição de terminações como “ao”, “cão”, “mente”, “para” e “ancia”;
Redundância – “Atualmente nos dias de hoje, as coisas andam difíceis” – difíceis mesmo! ;
Impropriedade vocabular – gírias, metáforas, palavras usadas com significados errados;
Cacofonia – combinações de palavras formando som desagradável: “enquanto que”, “que é que”.

E incoerência? O que é exatamente? Incoerência são ideias desconexas, ou sugestões do que é improvável. Sequências erradas, frases incompletas, mudanças abruptas de assunto podem provocar incoerência.



0 comentários:

Postar um comentário