´´

´´
´

Blogger templates

sexta-feira, 2 de março de 2012

O Ceará é o terceiro Estado do Nordeste com melhor índice de alfabetização

O Ceará é o terceiro Estado do Nordeste com melhor índice de alfabetização (81,24%), atrás apenas da Bahia (82,48%) e de Pernambuco (81,31%). No entanto, se levado em conta as 27 unidades da Federação, ele aparece no 21ª lugar. Os brancos obtiveram a melhor taxa de alfabetização (85,39%) do Estado, enquanto a raça preta obteve o menor percentual (72,20%).
Os dados foram divulgados, ontem, pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), que elaborou um estudo a partir dos dados do Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O trabalho analisa a população cearense em termos de educação, rendimento e situação censitária pelo gênero, cor e raça declarada.

Xênia Diógenes, professora da Universidade de Fortaleza (Unifor) e pesquisadora da área educacional, atribui a melhora na taxa de alfabetização do Ceará ao Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), desenvolvido pelo Governo do Estado. A médio e longo prazo, a especialista diz que isso poderá refletir em melhora de outros índices, como a questão da evasão dos alunos do ensino fundamental e médio.

Uma das razões desse alto índice de evasão, acrescenta a professora, se deve ao fato do aluno chegar ao ensino fundamental e médio sem o conhecimento necessário. "Mesmo com todo esforço da escola, ele sente dificuldade de avançar, de aprender".
Apesar dos índices terem melhorado, a especialista chama atenção para outros aspectos da política educacional que devem melhorar, como a universaliza-ção do ensino fundamental e médio. "Temos que conseguir, de fato, que o aluno chegue até o 9º ano e permaneça na escola, e que essa seja uma educação de qualidade", frisa.

0 comentários:

Postar um comentário