´´

´´
´

Blogger templates

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Tema: “O Aprendiz de EAD no Brasil – Quem é, do que Precisa?”

A EAD continua a crescer no Brasil em todos os setores educacionais. O número de alunos aumenta embora saibamos relativamente pouco sobre eles. Tanto a literatura científica brasileira, vista através de teses universitárias e periódicos de cunho acadêmico, bem como o próprio CensoEAD.Br Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil (da própria ABED), revelam uma surpreendente falta de informação descritivo do alunado de EAD, particularmente suas características cognitivas, demográficas e comportamentais. Talvez esse fato seja uma demonstração de que ainda estamos presos a uma parte do paradigma educacional antigo, no qual o professor/instituição determina o quê será estudado e como será estudado, enquanto no novo paradigma o aluno tem ampla oportunidade de escolha o quê e como.


A ABED encoraja toda a comunidade nacional de EAD, tanto instituições quanto profissionais, a compartilhar com os participantes dessa Jornada Virtual seus métodos e resultados de pesquisa na tentativa de “conhecer ao máximo” seus alunos, suas necessidades, hábitos de estudo, formas de comunicação e outros aspectos imprescindíveis para o planejamento de programas de EAD, apoio aos alunos e aperfeiçoamento continuado do nosso ensino, seja formal ou informal.

Como sempre, trabalhos sobre os mais variados assuntos da EAD podem ser apresentados nos conclaves da ABED. Nesta Jornada Virtual, trabalhos científicos, relatos de experiências significativas e propostas de mesas-redondas (multi-institucionais ou não) elaborados em torno deste tema terão prioridade na programação.

A JOVAED – Jornada Virtual ABED de Educação a Distância será realizada de 10 a 21 de Junho de 2011. A JOVAED será gratuita e qualquer interessado pode participar virtualmente das atividades oferecidas. Os inscritos terão direito a Certificado de participação emitido ao final do evento pela ABED.

A JOVAED envolverá inúmeras atividades síncronas e assíncronas em múltiplas plataformas, como: listas de discussão, ambientes virtuais de aprendizagem, redes sociais, blogs e microblogs, wikis, imagens, vídeos, webconferências, games e mundos virtuais, dentre outras ferramentas web 2.0.

As atividades serão coordenadas por profissionais de destaque na prática e reflexão sobre EaD, no Brasil e no exterior.

Contamos com a sua presença e divulgação para sua rede!



Maiores Informações  e Inscrição no site: www.abed.org.br/jovaed2011


Wellington Roosevelt

0 comentários:

Postar um comentário